Regimento do Fórum

Regimento do Fórum de Governança Ecosocial dos Bens Comuns – Fórum ECOAR

O fórum Ecoar, constituído como uma rede permanente aberta, é fruto de um processo de mobilização que começou em dezembro de 2021. O Forum tem como missão promover o encontro de saberes plurais para cocriação de conhecimento diante dos inúmeros desafios urbanos, sociais e ecológicos de Florianópolis. Visa fomentar o aprendizado coletivo e coproduzir alternativas para a sustentabilidade, regeneração e o cuidado com os bens comuns de Florianopolis e conectar áreas do conhecimento e saberes, mediante a extensão universitária. Trata-se de transformar os distritos da cidade verdadeiros laboratórios vivos a céu aberto de experimentação e soluções, num ecossistemas de inovação sustentável e inclusiva.

O Fórum nasce de uma rede comunitária de talentos auto-organizada para o exercício da cidadania na elaboração e participação na política pública do direito a cidade e políticas de proteção e direito da natureza, a partir do distrito do Pântano do Sul em Florianópolis.  O Fórum se amplia com uma trajetória de articulações inicialmente com o Centro Sócio- Econômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2021, expandindo para toda UFSC em 2022 e iniciando a parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2023, por meio do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF), projeto do Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (NISP), do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG).

Em janeiro de 2024 foi formalizado o Regimento do Fórum ECOAR, documento que estabelece sua estrutura, princípios e formas de funcionamento, orientando o desenvolvimento de ações integradas entre a universidade e os coletivos locais, com foco na governança participativa, na valorização dos bens comuns e na extensão universitária crítica.

O regimento reforça o papel do Fórum como articulador de experiências e saberes diversos, transformando os territórios em laboratórios vivos de cooperação e inovação social.

📄 Clique aqui para fazer o download do regimento.